Blog Automa Power

Novidades

Acompanhe a Automalógica e tudo sobre Gestão de Energia

Como estudar na pandemia? Conheça o Projeto Sommar, que levou aula de reforço a crianças

 
Como estudar na pandemia? Conheça o Projeto Sommar, que levou aula de reforço a crianças Como estudar na pandemia? Conheça o Projeto Sommar, que levou aula de reforço a crianças

No dia 11 de março de 2020, o mundo começou a mudar. A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou um comunicado que afirmava: o novo coronavírus, surgido alguns meses antes em Wuhan (China), estava se espalhando pelo mundo. Assim, foi decretado o estado de pandemia, que modificou o comportamento das pessoas mundo afora.


De repente, todas as atividades coletivas deveriam ser paralisadas por tempo indeterminado: empresas, eventos, competições esportivas, festas e também as escolas precisaram pausar ou restringir suas práticas, para evitar a disseminação do vírus de forma muito rápida, o que causaria colapsos nos sistemas de saúde em todos os países.


A consequência, desde então, vem sendo nefasta em praticamente todos os segmentos: da saúde, que corre para salvar vidas, às indústrias e lojas, que lutam pela sobrevivência econômica, ninguém deixou de ser impactado. A educação também passou a sofrer, especialmente os alunos de escolas públicas: um verdadeiro "apagão" do ensino afetou milhões de estudantes Brasil afora.


O Projeto Sommar em detalhes

O Projeto Sommar é uma iniciativa da Automalógica com o objetivo de proporcionar o ensino complementar a distância para alunos da rede pública que, durante a pandemia do novo coronavírus, ficaram com suporte limitado das escolas para dar sequência aos estudos.


Como a ideia surgiu e foi colocada em prática

Iniciado em junho de 2020, o projeto surgiu a partir de uma necessidade percebida pela Automalógica de dar suporte à comunidade em um momento de crise global. A impossibilidade de estudar poderia impactar não apenas os estudantes da rede pública, mas a sociedade como um todo. Afinal, todos sabem o papel da educação como forma de inclusão dos jovens e suas famílias, que vai muito além das matérias ensinadas em sala de aula, e se torna uma questão de cidadania.


Recomendada por um colaborador da Automalógica, a prof.ª Carina Maduro, de Itajubá (MG), tornou-se a primeira tutora do projeto. Após contatos iniciais com escolas do interior paulista e mineiro, aproximadamente 50 alunos foram selecionados para integrar o Projeto Sommar.


As aulas ocorrem por meio da plataforma Khan Academy, que promove a autonomia dos alunos e se tornou uma ferramenta essencial, especialmente neste período em que muitas pessoas não sabiam como estudar na pandemia. Reconhecida internacionalmente, a plataforma traz conteúdos variados e permite aos estudantes manter os conhecimentos em dia via internet, mesmo com os portões das escolas fechados.


Suporte além das aulas

Mais do que as aulas na plataforma, os alunos também tiveram acesso ao suporte de uma psicóloga, disponível para quem tivesse a necessidade de conversar sobre o difícil momento de isolamento social. Além disso, em uma live, a profissional falou a respeito de organização do tempo e de como lidar com a ansiedade.


O quadro Conhecendo Profissões foi outra ideia que surgiu dentro do Projeto Sommar. Profissionais já estabelecidos e que vieram de origens humildes, como os alunos contemplados, enviaram vídeos contando suas histórias de vida e como se tornaram trabalhadores de sucesso, cada um em seu ramo de atividade.


Sistema de apadrinhamento

Os colaboradores da Automalógica foram incentivados a apadrinhar alunos dentro do projeto. Assim, o Vale Solidariedade - uma verba mensal que todos que fazem parte da equipe da empresa têm direito a receber mensalmente para direcionar a ações sociais de seu interesse - vem sendo utilizado por muitos para a manutenção do projeto e remuneração da equipe de tutoria.


Os resultados alcançados até o momento

Atualmente, a iniciativa conta com cerca de 70 alunos frequentando as aulas na Khan Academy sob a tutoria da prof.ª Carina. No total, mais de 100 estudantes já passaram pelo projeto. "Sugerimos que eles dediquem, pelo menos, 100 minutos semanais às atividades escolares", explica a tutora. A faixa de alunos contemplados com a participação no projeto vai do 7º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio.


Os próximos passos da iniciativa

O benefício foi tão grande para os alunos interessados que o projeto terá continuidade mesmo após o fim da pandemia. "Teremos adaptações e melhorias, mas a ideia é continuar", conta a prof.ª Carina. "A ideia é oferecer aos alunos um suporte extra além da escola, mesmo após a volta às aulas presenciais. Até para que eles possam se preparar melhor para o Enem. Enquanto os alunos estiverem interessados neste apoio, nós também vamos querer ajudá-los", completa a tutora.


O depoimento dos pais sobre o projeto e sobre como estudar na pandemia

Veja o que alguns pais de alunos participantes do Projeto Sommar têm a dizer sobre a iniciativa da Automalógica e a solução encontrada para resolver a questão de como estudar na pandemia.


"O Projeto Sommar está sendo uma grande oportunidade de aprendizagem e incentivo para o meu filho Enzo. É uma maneira dinâmica, na qual a criança aprende a estudar interagindo com os conteúdos, com outros participantes e mediante a realização das atividades propostas".

Consuelita, mãe do Enzo, aluno do 7º ano do Ensino Fundamental


"O Projeto Sommar veio realmente pra somar na vida dos meus filhos. O sistema de trabalho é excepcional, além do ensino ser de forma chamativa e organizada. Os alunos têm suporte especial dos professores para as questões que não conseguiram assimilar. O fato de ter prazo para entrega é muito bom, porque cria uma rotina para os alunos que se acostumam a fazer e cumprir prazos e regras, treinando-os para serem sempre pontuais e dedicados no estudo."

Elaine, mãe da Maria Alice (2º ano) e do Ronaldo Asafe (8º ano do Ensino Fundamental)


"No começo, ficamos um pouco apreensivos, pois trabalho e tive medo de não conseguir acompanhar os estudos com o Gabriel. Com o passar dos dias, percebemos que a plataforma Khan Academy é bem explicativa, de fácil linguagem e que permite os estudos com autonomia por parte dos estudantes. Ele se apaixonou e passou a devorar as lições. A tutora Carina tem sido a peça chave nesse processo."

Carla, mãe do Gabriel (8º ano do Ensino Fundamental)


Gostou do nosso projeto e do artigo sobre como estudar na pandemia é essencial para os jovens da rede pública no Brasil? A gente espera que sim! Afinal, contribuir para a educação e para a sociedade é ainda mais importante neste momento de crise.


Agora, que tal compartilhar essa iniciativa nas suas redes sociais para que mais pessoas fiquem sabendo sobre o Projeto Sommar?

Categories
#Projetos Sociais

O Futuro Chegou


A Automalógica está a disposição para esclarecer suas dúvidas e
encontrar a melhor solução em aplicações industriais

Solicitar mais informações