Blog Automa Power

Novidades

Acompanhe a Automalógica e tudo sobre Gestão de Energia

Porque estamos contratando professores em meio à pandemia?

 
Porque estamos contratando professores em meio à pandemia? Porque estamos contratando professores em meio à pandemia?

O projeto social inicialmente intitulado "Reforço Gratuito em Matemática" foi idealizado pela empresa Automalógica com o intuito de minimizar os impactos da atual pandemia de Covid-19 e, consequentemente, as lacunas por ela ocasionadas ao aprendizado dos alunos provenientes de escolas públicas em todo o país, principalmente relativas ao ensino de matemática.


A ideia básica do projeto é criar um modelo de apadrinhamento de alunos da rede pública em situações precárias de ensino devido à pandemia, disponibilizando reforço escolar gratuito em matemática com uso de uma conceituada plataforma digital de ensino e acompanhamento diário do progresso de cada aluno por uma professora licenciada em matemática.


Todos os custos de administração e coordenação do projeto são financiados pela Automalógica, que também mantém o apadrinhamento de cerca de 40 alunos do programa com recursos próprios. Posteriormente, grande parte dos colaboradores da empresa também aderirão ao projeto como padrinhos. No total, até este momento, já são 54 alunos do ensino público apoiados, os quais recebem reforço escolar gratuito.


As atividades do projeto iniciaram-se efetivamente em junho deste ano com a abertura de duas turmas pilotos, as quais contemplaram alunos do sétimo e oitavo ano do Ensino Fundamental II, residentes em distintas regiões do país. Os educandos participantes do projeto foram cadastrados na plataforma de ensino Khan Academy, a qual possui um amplo acervo de material educativo que abrange desde a educação infantil até conteúdos pertinentes ao ensino superior. Além disso, a plataforma faz parte de uma organização sem fins lucrativos, cuja missão é ofertar a todos uma educação gratuita de elevada qualidade.


Cada curso na Khan possui uma sequência didática, dividida em unidades, que possui lições acompanhadas por vídeos explicativos, exercícios e testes para sintetização. A plataforma pode ser acessada de qualquer lugar por um aparelho celular, computador ou tablet com acesso à internet. Por meio dela, a professora indica conteúdos para os alunos complementarem seus estudos escolares ou para rever aqueles que tiveram maiores dificuldades. Em todo o processo os educandos recebem o apoio da tutora.


Tal plataforma é interativa e disponibiliza um painel personalizado que registra o progresso de cada aluno nas tarefas realizadas. Dessa maneira, o educando é capaz de aprender em seu próprio ritmo, podendo retomar as atividades sempre que julgarem necessário. A experiência proporcionada pela professora a partir do modelo inicial do projeto mostrou-se promissora quanto ao uso da plataforma Khan Academy como recurso complementar na aprendizagem matemática dos educandos participantes, já que a professora recebeu feedbacks otimistas tanto dos pais quanto dos alunos.


Tendo em vista o potencial demonstrado pela dinâmica do projeto supracitado e a demanda de inscritos, a equipe concordou com a abertura de novas turmas. Os contemplados nessa etapa serão alunos matriculados no 9° ano do Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, os quais receberão o suporte de uma nova tutora. Assim, será analisada a capacidade de ampliação deste modelo.


Como próximo passo, planeja-se preparar o programa para receber apoio de padrinhos externos, de modo que essa contribuição financeira seja repassada integralmente ao tutor ou tutora, uma vez que a administração e coordenação já são custeados pela Automalógica. Pretende-se, portanto, viabilizar a abertura de novas turmas e dar continuidade ao projeto, para colaborar com a educação de adolescentes e jovens em todo o território nacional.


Categories
#Projetos Sociais

O Futuro Chegou


A Automalógica está a disposição para esclarecer suas dúvidas e
encontrar a melhor solução em aplicações industriais

Solicitar mais informações